Após o deputado federal Rafael Prudente e parlamentares da legenda encaminharem um requerimento à direção nacional do partido questionando a condução política adotada pelo presidente regional da sigla, Wellington Luiz, surgem alguns questionamentos.
O objetivo é que a direção nacional do partido retire da executiva regional a prerrogativa de decidir os rumos da legenda para as eleições de 2026, que sinaliza apoio a reeleição da governadora Celina Leão.
A iniciativa levanta uma questão inevitável nos bastidores da política brasiliense: por que um grupo de lideranças do MDB busca retirar de Wellington Luiz a articulação da decisão sobre uma das pautas mais importantes do partido?
Após receber o requerimento, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, determinou a suspensão temporária de todas as decisões relacionadas ao posicionamento eleitoral da legenda no Distrito Federal até que o tema seja analisado pela Comissão Executiva Nacional. A reunião foi convocada para esta quinta-feira (11).
O movimento ocorre em um momento de forte tensão política.
Para aliados de Wellington Luiz, se trata de uma tentativa de enfraquecer a liderança do presidente do MDB-DF e/ou que as divergências deveriam ser resolvidas internamente, sem a intervenção da direção nacional.
Recentemente, Rafael Prudente divulgou vídeo criticando a condução do caso envolvendo o BRB e a aquisição do Banco Master. O deputado questiona o acordo defendido pela governadora Celina Leão e afirma que os custos da operação poderão recair sobre a população do Distrito Federal.
Por outro lado, a própria governadora sustentam que a operação possui garantias jurídicas e financeiras. Celina Leão já afirmou publicamente que recursos oriundos de acordos firmados com o empresário Daniel Vorcaro, incluindo valores recuperados por meio de instrumentos legais, deverão prioritariamente ser utilizados para reduzir impactos financeiros da operação e pagar o empréstimo almejado.
É o que ficou também ficou ajustado no acordo celebrado no Supremo Tribunal Federal, com participação do ministro Luiz Fux, como parte da estratégia para garantir segurança à negociação. Ou seja, valores bloqueados pela justiça e devolvidos por investigados pagariam as parcelas do empréstimo feito pelo GDF.
Nos bastidores, a avaliação de integrantes do MDB é que a disputa vai além do debate sobre o BRB.
Relacionado: Celina Leão: “Hoje nós devolvemos definitivamente o BRB à população de Brasília”
O que está em jogo é o comando político da legenda e a definição de qual caminho o partido seguirá em 2026: manter o alinhamento com o grupo político da governadora Celina Leão ou buscar uma posição independente.
Enquanto a Executiva Nacional não bate o martelo, permanece a dúvida que movimenta o cenário político do Distrito Federal: a iniciativa liderada por Rafael Prudente busca fortalecer o MDB ou reduzir a influência de Wellington Luiz nas decisões que definirão o futuro eleitoral do partido?
E a pergunta principal é: Por que Rafael Prudente quer tirar de Wellington Luiz o poder de decisão sobre o apoio do MDB nas eleições de 2026?
Veja também:





