Deputado federal pode usar estratégia para isolar Alexandre de Moraes
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) articula uma forma de acenar aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo a eles uma porta de saída para que se reconciliem com o regular exercício judicante, enquanto isola absolutamente Alexandre de Moraes.
Em conversas com o staff de Donald Trump, o parlamentar pediu que direcionem as punições somente para Moraes e sua esposa, deixando de fora os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, que também estão na mira do governo estadunidense.
Recentemente, Eduardo tem recebido pedidos de aliados tanto dentro quanto fora do seu partido, o PL, para tentar isolar o ministro Moraes e enviar um sinal aos demais integrantes do Supremo Tribunal Federal. O objetivo é criar uma oportunidade para que os ministros adotem novas posturas e possam estabelecer uma espécie de trégua.
Uma das estratégias sugeridas é que Eduardo demonstre que tentou excluir ministros como Gilmar Mendes e Barroso das punições, pelo menos por ora. Acredita-se que, ao perceberem as ações contra Moraes, esses magistrados possam reconsiderar suas posições e aceitar negociações propostas pelo deputado.
Além disso, há informações de que a Casa Branca indicou que novas sanções poderiam focar apenas no ministro Moraes, embora a decisão final dependa do presidente Donald Trump. As informações são da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo.