Rei Charles III está com câncer, anuncia Palácio de Buckingham

Monarca está com 75 anos

O rei Charles III foi diagnosticado com um câncer, anunciou o Palácio de Buckingham, na tarde desta segunda-feira (5). O tipo ainda não foi revelado, mas não estaria relacionado à cirurgia recente que o monarca realizou na próstata.

Foi na recente internação, no entanto, que o tumor foi identificado. De acordo com o comunicado do palácio, o rei de 75 anos já iniciou o tratamento. Por recomendação médica o monarca irá adiar alguns compromissos públicos.

– Sua majestade iniciou hoje um cronograma de tratamentos regulares, durante os quais foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público – diz o comunicado.

O Palácio de Buckingham diz ainda que o rei “permanece totalmente otimista sobre o tratamento que recebeu e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”.

Nenhum detalhe adicional sobre o quadro clínico do monarca foi anunciado. Mesmo com uma pausa nas atividades públicas, Charles continuará exercendo seu papel constitucional como chefe de Estado. Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações.