Governo Lula impõe sigilo em voos de ministros do STF pela FAB

O ministro que mais goza do uso de jatinhos da FAB é Alexandre de Moraes

O governo Lula (PT) determinou sigilo nas informações sobre voos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), de acordo com a Gazeta do Povo. Normalmente, esses voos são solicitados pelos magistrados ao Ministério da Justiça, pasta comandada por Flávio Dino.

Das 54 viagens realizadas, 40 delas foram disponibilizadas para apenas um passageiro, tipo de voo apelidado ironicamente de “Uber aéreo”. Até o momento da publicação, o jornal apurou que o custo dessas viagens supera a cifra de R$ 800 mil. O ministro que mais goza do serviço aéreo é Alexandre de Moraes.

Magistrados da mais alta Corte do país usam o argumento de que as hostilidades contra eles se intensificaram em voos comerciais após os atos de 8 de janeiro, no Distrito Federal.

Com a nova medida do governo Lula, que impôs sigilo a esses voos, o transporte passou a receber designação genérica, registrado apenas como voos “à disposição do Ministério da Defesa”, sem permitir a contagem do uso individual de cada ministro.

A pasta da Justiça, de Flávio Dino, afirmou ser de sua autoria os pedidos de aeronaves para ministros do STF.

– A solicitação de aeronave da FAB por esta pasta, em favor de ministros do STF, teve como propósito a garantia da segurança devido a ameaças que foram identificadas contra tais autoridades – disse o Ministério da Justiça em resposta à Gazeta do Povo.