Lira critica atuação política da PF após fala de Flávio Dino

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), criticou o uso político da Polícia Federal (PF) e defendeu a autonomia da corporação. A declaração foi dada após o ministro da Justiça, Flávio Dino, aparecer em um vídeo dizendo “ter a polícia”.

Em entrevista, o deputado alagoano falou que os “excessos” da PF “estão aflorando” com “muita particularidade” e que isto “é o pior dos mundos”.

– O atual governo, eu tenho dito, tem que ter esse cuidado com alguns excessos que estão aflorando. Eles tinham sido resolvidos e estão aflorando de novo com muita particularidade.

E continuou:

– O que não deve ter é uma polícia política, para nada. Isso é o pior dos mundos. Nem um polícia com autonomia para fazer o que quer. Nós não temos isso. Polícia é órgão de estado para cumprir determinações legais.

Com a repercussão negativa de seu vídeo, Dino tentou explicar que se referia a sua contribuição para um programa de segurança nos estádios. Ele disse: “Dinheiro eu não tenho, mas agora a Polícia em tenho” para falar sobre essa proposta para o novo ministro do Esporte, André Fufuca.

Mas este não é o único caso onde Dino revela interferir politicamente no trabalho da Polícia Federal. Recentemente, ele criticou a gestão de Jair Bolsonaro e disse que agora a corporação está a serviço da causa do presidente Lula.