Dino vai enviar à PF a auditoria feita pela CNJ na Lava Jato

O ministro fala em “possíveis crimes perpetrados”

O ministro da Justiça, Flávio Dino, revelou que irá enviar para a Polícia Federal o relatório elaborado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) sobre a Lava Jato de Curitiba, no Paraná.

O encaminhamento será para que a corporação apure “possíveis crimes” cometidos pelos integrantes da força-tarefa quanto à destinação de recursos oriundos de depósitos judiciais.

– Enviarei o relatório da Corregedoria Nacional para análise da Polícia Federal, no tocante a possíveis crimes perpetrados acerca da destinação dos recursos financeiros manuseados pela Lava Jato – escreveu Dino no X, antigo Twitter.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (18), o ministro explicou que o relatório foi encaminhado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, trazendo informações sobre a movimentação financeira da 13ª Vara Federal do Paraná, que era comandada pelo então juiz Sergio Moro, hoje senador da República.

A inspeção do CNJ apontou supostos indícios de irregularidades na homologação e no controle dos acordos de colaboração e de leniência fechados na Operação Lava Jato. O documento cita uma “gestão caótica” das multas e levanta suspeitas sobre a destinação dos valores negociados com delatores e empresas.