Mutirão de limpeza retira mais de 700 quilos de lixo do Lago Paranoá

Neste sábado (16/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), se uniram para realizar a 11° edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul. 

O evento contou com vasta programação socioeducativa para o público geral, além de reunir mais de 60 mergulhadores para limpeza das margens e do fundo do Lago Paranoá, com apoio dos Bombeiros e do Batalhão Lacustre e Capitania Fluvial de Brasília.

Até o final da manhã, o SLU já havia retirado do lago, mais de 675 quilos de lixo, desde garrafas e sacolas plásticas, pneus, âncora Danforth e até uma granada. Após a contagem, esses resíduos foram separados para a correta destinação, sendo reciclagem ou aterro sanitário. 

“O Lago Limpo é um lembrete anual da nossa responsabilidade coletiva em preservar e proteger os nossos recursos hídricos, o nosso Cerrado. Cada resíduo retirado do lago e cada lição compartilhada durante o evento são, com certeza, passos em direção a um futuro mais limpo e sustentável para aqueles que moram e visitam o Distrito Federal”, destacou o diretor da Adasa, Felix Palazzo. 

A ação aconteceu no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento cívico que une cerca de 200 países e milhões de pessoas no mundo em um ato de limpeza global. A Semana do Lago Limpo tem como objetivo alertar e conscientizar a comunidade para o descarte correto de resíduos e a importância da preservação dos recursos hídricos. 

Neste ano, o evento ganhou ainda mais destaque, ao ser incluído no calendário oficial do Governo do Distrito Federal. É o que prevê o Projeto de Lei 550/2023, apresentado pelo deputado Pepa, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “A inclusão deste evento, por meio de projeto de Lei, vem contribuir para manter viva essa consciência de descartar o lixo com responsabilidade”, finaliza Palazzo.

 1 23  
 4 6 7 
 8 10 11 
 12 13  

Fonte: Adasa – Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)