Oposição dá voz aos advogados dos presos por 8 de janeiro e denunciam abusos

Um grupo de mais de 50 advogados declara que a defesa está sendo ignorada por Moraes

Nesta terça-feira (9), mais de 50 advogados foram recebidos por deputados e senadores da oposição na Câmara dos Deputados. O grupo defende as centenas de pessoas presas em Brasília por participarem dos atos de 8 de janeiro.

Os profissionais de Direito denunciam “ilegalidades”, “abusos” e “desvirtuamento”, a começar pelo fato de que, por serem pessoas comum, não deveriam ser julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas sim pela Justiça Federal.

Uma das advogadas disse que eles tentaram contato com o STF, mas foram ignorados e que os precedentes abertos na prisão e julgamento dessas pessoas, abre um estado de exceção.

O advogado Bruno Jordano falou à imprensa, dizendo que eles estão sendo calados pelo STF e que a defesa não está sendo ouvida nos processos.

– Até mesmo a sustentação oral, momento sublime para a defesa, foi suprimida do processo. Estamos defendendo o direito de defesa. Todos os cidadãos têm o direito de ser ouvidos, mas essas pessoas foram silenciadas. O devido processo federal precisa ser preservado – declarou.

Pessoas doentes e com direitos a benefícios garantidos por lei estão sendo negligenciadas pelo STF.

Vários parlamentares cobram principalmente ao ministro Alexandre de Moraes que respeite a Constituição e que todos os acusados tenham um julgamento individual, como ordena a Lei brasileira.

ASSISTA:

 Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marcel van Hattem (@marcelvanhattem)

Siga-nos nas nossas redes!