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Trem urbano entre DF e Goiás é confirmado e terá viagem gratuita por 6 meses

VLT possuirá 3 vagões e terá a capacidade de transportar cerca de 600 passageiros por viagem

por Bianca Stephania

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que ligará Brasília (DF) a Valparaíso (GO) vai funcionar em caráter experimental durante 30 dias logo no fim de janeiro de 2019. Logo após esse período, o trem urbano entrará em fase de testes durante seis meses. Neste período, a população poderá conhecer o trajeto e o novo tipo de transporte.

Este feito só foi possível graças à linha férrea já existente, hoje exclusiva para o transporte de cargas, e que será adaptada para a condução de passageiros.

O VLT possui 3 vagões com 18 metros de comprimento cada, com capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem. Internamente, há cadeiras fixas, alças de teto e ambiente climatizado. Ele pode andar até 76 km/h e levará até 1h de viagem para transpor os 45 km de trilhos que separam Brasília e Valparaíso.

As informações foram confirmadas nas redes sociais do Secretário dos Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy: “O VLT que liga Goiás a Brasília vai sair do papel. Compartilho com vocês mais um resultado do nosso trabalho enquanto ministro das Cidades! Uma das minhas últimas ações foi viabilizar a execução desse projeto que vai beneficiar quem vive nos municípios goianos do entorno a chegarem no centro de Brasília.” Afirmou.

Atualmente, de ônibus, um cidadão precisa desembolsar R$ 4,65 de Brasília até Valparaíso (GO) por viagem. Para Luziânia, o valor aumenta para R$ 6,45 por trecho. Na linha férrea de Maceió (AL), que tem distância semelhante, a tarifa é de R$ 1, com valor atualizado em maio de 2018.

A linha deve ser iniciada na antiga Rodoferroviária da capital, na Epia, e cruzará Valparaíso até os limites com Luziânia.

Sobre o VLT

O Veículo Leve sobre Trilhos – VLT é um trem urbano de passageiros, cujo tamanho permite que sua estrutura de trilhos seja construída no meio urbano existente. Embora possua menor capacidade para transportar passageiros e velocidade inferior a dos trens de metrô, o VLT produz menos poluição e menor intensidade de ruído.

Com informações do site Metrópoles | Foto: Divulgação CBTU

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