Polícia Civil conclui que acidente entre trem e ônibus, que deixou uma pessoa morta no DF, foi responsabilidade do motorista de ônibus

Inquérito diz que Pedro Domiense Campos teve ‘oportunidade, tempo e espaço suficientes’ para sair da linha férrea, mas aponta que sinalização no asfalto era ‘insuficiente’. Defesa do motorista não foi encontrada e empresa de ônibus não se pronunciou.

Vídeo mostra momento em que trem bate na lateral de ônibus no DF

O inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal concluiu que o acidente entre um trem e um ônibus na linha férrea que atravessa o SIA, e que deixou uma pessoa morta, foi responsabilidade do motorista de ônibus e da sinalização insuficiente no asfalto.

Segundo os peritos criminais, Pedro Domiense Campos teve “oportunidade, tempo e espaço suficientes para realizar a manobra evasiva que possibilitaria a desobstrução da linha férrea diante da aproximação do trem”.

A defesa do motorista não foi localizada. Já a empresa de ônibus não se manifestou até a publicação desta reportagem.

O acidente foi no dia 17 de novembro de 2023, por volta das 16h30.

Veja o vídeo: Vídeo: Acidente com vítima fatal, Trem de carga no DF bate em ônibus no SIA

Uma pessoa que estava em um carro filmou o momento da batida (veja vídeo acima). Cinco pessoas ficaram feridas e uma passageira do ônibus da Viação Marechal morreu (saiba mais abaixo).

O motorista foi indiciado por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e por lesão corporal. A conclusão do inquérito da PCDF será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para análise do juiz.

‘Condições no fluxo do trânsito permitiam manobra à frente’ diz perícia

De acordo com o resultado do inquérito, “a causa determinante do acidente foi a conduta do motorista do ônibus, em desrespeito à sinalização de parada obrigatória ao em adentrar a linha férrea de modo a obstruir a trajetória do trem, que tinha prioridade de passagem”.

Os peritos criminais também analisaram a sinalização e concluíram que na sinalização passiva não existem cancelas ou outros dispositivos móveis, mas existe sinalização vertical. Já a sinalização horizontal não atendia aos princípios de visibilidade e legibilidade, manutenção e conservação.

A conclusão do inquérito também aponta que 12 segundos antes da colisão com o trem, “as condições no fluxo de veículos permitiam ao motorista do ônibus efetuar manobra evasiva à frente”. Além disso, os peritos concluem que existia a possibilidade de abertura das portas do ônibus com ação de comando para a saída dos passageiros e do cobrador do veículo, evitando vítimas no acidente.