Movimentos Sociais do DF manifestam apoio ao nome de Fabiana Torquato para o SPU e posse será esta semana.

Por Paula Grugher

Empolgados com a possibilidade do nome da advogada Fabiana Torquato ser designada para comandar a Superintendência de Patrimônio da União – SPU – no Distrito Federal, diversos líderes de movimentos sociais aproveitaram ontem a realização do Fórum de Políticas Públicas e Justiça no Campo, onde foram debatidas várias propostas nessa área e aprovaram uma moção de apoio ao nome da ex-Diretora de Regularização Fundiária da TERRACAP no governo Rollemberg.

Existem mais de vinte entidades que defendem a luta dos sem-terra e lutam pela Reforma Agrária no DF, enquanto uma demanda de mais de cinco mil famílias aguarda solução definitiva através de políticas a serem desenvolvidas pelo SPU e o GDF em conjunto.

Segundo Adriana Zelinda, da Coordenação da Rede de Advogados de Movimentos Sociais no DF o nome de Fabiana Torquato recebe apoio unanime tanto dos líderes de movimentos sociais como de advogados e jornalistas que atuam nesses movimentos em razão de sua atuação ética e de compromisso com a reforma agrária e a regularização fundiária no Distrito Federal quando era Diretora da TERRACAP. Os participantes do Fórum parabenizaram o Deputado Izalci Lucas pela indicação.

Fabiana Torquato foi militante histórica do PSB, Partido Socialista Brasileiro e um dos mais importantes quadros do MPS – Movimento Popular Socialista – Segmento Social do partido que tem históricas ligações com as mais importantes e combativas organizações populares no Distrito Federal e é liderado no DF pelo também advogado e Subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular do governo de Brasília, Acilino Ribeiro, considerado um dos mais fiéis escudeiros de Rodrigo Rollemberg, e com quem Fabiana deve em conjunto conduzir negociações para solucionar as demandas advindas dos movimentos sociais num projeto intitulado Pacto pela Paz na Terra, idealizado por ele e onde mantem estreitas ligações com os movimentos sociais do campo.

Fabiana Torquato vai para o SPU por indicação do deputado federal Izalci Lucas, do PSDB, que ultimamente vinha trabalhando na questão da regularização das terras públicas no DF e buscando solucionar o problema através do governo federal. Aproximou-se de Fabiana Torquato justamente em razão dessa luta e de quando a mesma comandava o assunto na TERRACAP e a quem apoiou para solucionar as demandas, quando ela enfrentava o poder dos grileiros que fizeram de tudo para boicotar o trabalho dela naquele órgão. Em contra partida Fabiana assessorou o deputado em várias questões ligadas ao tema em tela.

Informações de bastidores dão conta que por ser um dos principais quadros políticos do DF nesta área, disputada por vários partidos e independente de questões ideológica ela sempre foi ligada a questão agrária e considerada um símbolo da luta pela regularização fundiária no Distrito Federal, razão pela qual ela tem também o apoio de setores produtivos, sociais e políticos na capital. Ela se desfilou do PSB semana passada e se filiou ao PSDB, com quem já vinha conversando desde sua saída do GDF.

Por outro lado, desde quando foi exonerada da TERRACAP por pressão do presidente do órgão, Júlio Cesar, e de grupos ligados a latifundiários ela se afastou do governo Rollemberg e não mais aceitou qualquer cargo no GDF, mas mantem um bom relacionamento com diversos secretários.

A posse de Fabiana Torquato está marcada para essa semana, e dela a única declaração ouvida é de que sua primeira reunião será com os movimentos sociais do campo, a ser marcada na própria posse, onde os mesmos já estão convidados.

Fonte: EG News