Web Analytics
Início Brasília Candidatura indeferida pelo TRE-DF, Arruda não indica substituto no TSE

Candidatura indeferida pelo TRE-DF, Arruda não indica substituto no TSE

Arruda. foto reprodução
Arruda. foto reprodução

Ex-governador perdeu o prazo de troca de candidatos e aparece com 19% de rejeição, o maior índice da disputa ao Buriti

Terminou nesta segunda-feira (14) o prazo para trocar candidatos a cargos majoritários nas eleições de 2026. José Roberto Arruda encerrou a janela sem indicar um substituto no TSE.

Conforme publicou o Metrópoles, o ex-governador segue com a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral e não apresentou um nome alternativo dentro do limite de 20 dias antes do primeiro turno.

O candidato ao Governo do Distrito Federal José Roberto Arruda (PSD) teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE-DF e recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A lei só permite a troca após esse prazo em caso de falecimento do candidato.

Arruda segue na liderança como o candidato mais rejeitado na disputa pelo governo do Distrito Federal. É o que mostra a pesquisa do Instituto Gazeta de Pesquisas (IGAPE) divulgada neste domingo (13).

Conforme pesquisa registrada, 19,0% dos eleitores afirmam que não votariam em Arruda de jeito nenhum, o maior índice de rejeição entre todos os candidatos. O levantamento foi contratado pela TV Atual, afiliada à Record News, e registrado no TSE sob o número DF-09945/2026.

Arruda teve o registro indeferido com base na Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público Eleitoral diz que ele está inelegível desde dezembro de 2018 e que o prazo vai até dezembro de 2030.

A defesa aposta na Lei Complementar 219/2025, que reduziu prazos e fixou teto de 12 anos para inelegibilidades, para tentar reverter a decisão no TSE e no STF.

Sem substituto registrado, a urna continua mostrando a chapa original. Se o recurso não for aceito, os votos em Arruda podem ser anulados, a depender do entendimento do TSE.

Nos bastidores, o PSD já fala em um plano B. O nome tratado como alternativa é o do empresário Paulo Octávio, que já foi vice de Arruda no governo do DF.

O primeiro turno acontece em 4 de outubro. Até lá, a campanha segue nas ruas e no horário eleitoral, mesmo sem definição sobre a validade da candidatura.

casibomcasibomjojobetjojobetpusulabetpusulabetpusulabetjojobetholiganbetjojobetjojobet girişjojobetJojobetcasibomMarsbahisholiganbetjojobetjojobetbahsegeljojobetMarsbahiscasibomfixbet