Festa de aniversário de Brasília reunirá 700 mil pessoas

Várias atrações se apresentarão na Esplanda do Ministérios, com destaque para o DJ Alok

Foto: SETUR-DF

Na véspera do aniversário de Brasília, grupos da cidade se apresentarão, a partir das 15h, no complexo da Torre de TV. No dia seguinte, o espaço receberá a apresentação do cantor Xand Avião, às 17h. No gramado da Esplanada dos Ministérios, a festa do dia 20 começa às 18h com Adriana Samartini. Às 20h, tem o show do grupo de pagode Di Propósito. O ápice da noite será com o DJ Alok, a partir das 22h no Palco Pirâmide.

Foto: divulgação

No domingo (21), a área central receberá, a partir das 14h, apresentações de DJs infantis, DJs locais, do cantor Luccas Neto, e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, às 18h30. Na Arena Hip-Hop, também na Esplanada, a programação tem início às 13h, com apresentação de DJs, cantores do movimento rap e batalha de MC.

De 18 a 28 de abril, o gramado do Eixo Monumental será palco da Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo, das 14h às 18h. Dias 19 e 21 ocorre o evento Brasília Bike Camp, das 8h às 22h, na Torre Digital. Serão três dias de prova com passeio ciclístico, área de camping, praça de alimentação de food trucks, espaço kids, bungee jump e atrações musicais.

Nicolas Behr – Durante todo o mês de abril, a Biblioteca Nacional receberá os clubes de leitura. Uma vez por semana, com a presença do autor, serão debatidas as obras de Nicolas Behr, poeta brasiliense que já rodou o mundo contando, desenhando e expondo coisas de Brasília.

Planaltina, Brazlândia e Santa Maria receberão a programação de shows do aniversário de 64 anos de Brasília, com apresentações no dia 21, das 10h às 20h, de DJs, artistas locais e nacionais, brinquedoteca infantil, oficina de pintura de rosto, animação e aulão de dança.

Planaltina – Apresentações dasduplas Alisson & Ariel (15h30), Heverton & Heverson (18h30) e Paulo & Paulino (20h).

Brazlândia – Animação por conta do cantor Miguel Santos (14h), do grupo Encosta Neu (15h30) e da dupla Roni & Ricardo (20h).

Santa Maria – Galã (14h), Junior Ferreira (15h30), Banda Imagem (17h) e Pedro Paulo & Matheus (20h).

Recanto das Emas – O Projeto Cantoar e as Aventuras Encantadas oferecerá oficinas no Cepi Quero Quero, sempre às 10h. Uma oportunidade para a população aprender um pouco sobre o canto e a voz como instrumento. De 15 a 26 de abril, o Instituto Federal de Brasília (IFB) do Recanto realiza, das 8h às 12h, oficinas do projeto Cinema é Ralação. Dias 18, 22, 25 e 29, às 13h, serão realizadas oficinas do Projeto LAB Biblioteca Renato Russo, no CEM 11.

Gama – No Sesc Paulo Gracindo, o projeto fará uma apresentação musical na quarta-feira (17), às 10h e às 15h. O Sesc Garagem (913 Sul) recebe a apresentação do projeto no dia 19, às 15h, e no dia 21, às 17h.

Paranoá – Dias 22 e 29, o Galpão do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedec) recebe, às 14h, o projeto Cultura alimentar, memória e resistência. O evento vai debulhar o quanto a alimentação de um povo tem a ver com a sua história e com a forma de agir em cada momento ao longo da história de Brasília. “Queremos que seja um marco de inclusão e participação de toda a comunidade brasiliense nas manifestações culturais”, destaca o secretário Cláudio Abrantes, lembrando que o mais importante é a participação da população em cada evento.

Estrutural – Os palhaços Mandioca Frita, Tapioca e a escritora e contadora de estórias Débora Paiva vão animar o fim de semana das crianças da Estrutural e de Brazlândia. Seguindo a programação dos 64 anos de Brasília. Confira toda a programação no site do GDF ou na Agência Brasília.

Ceilândia – Em Ceilândia, na Cia Lábios de Luaterá a exibição do espetáculo Estação da Música Clássica – 4ª edição, dia 30, às 20h. Apesar de acontecer nove dias após o aniversário de Brasília, o show faz parte da programação do período em que a população do DF foi contemplada com apresentações culturais.

“O aniversário de Brasília é um dos nossos eventos anuais que representa uma grande oportunidade para promovermos a descentralização da cultura no DF, valorizando a diversidade e alcançando o maior número de regiões”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes