Bukele sobre Lula: “Jamais me mencionou o tema segurança”

Presidente reeleito de El Salvador disse que há países que não combatem o crime porque são sócios

O presidente de El Salvador, reeleito com mais de 85% dos votos, Nayib Bukele, mandou um recado para o presidente Lula durante entrevista coletiva neste último domingo (4). Reconhecido mundialmente por sua exitosa atuação na área de Segurança Pública, Bukele, quando questionado sobre o Brasil, citou duas conversas com o petista, nas quais garantiu que Lula “jamais mencionou o tema segurança”.

– Conversei duas vezes com o presidente Lula, mas ele jamais me mencionou o tema segurança. Imagino que ele tenha sua forma de abordar e lidar com essa situação. Nunca falamos sobre esse assunto. Creio que o que El Salvador mostra ao mundo é que todos os problemas têm solução quando há vontade política – disse Bukele em clara alfinetada no chefe do Executivo brasileiro.

El Salvador era considerado o país mais perigoso do mundo, mas vem sendo submetido a uma severa política de enfrentamento ao crime onde pelo menos 70 mil pessoas foram presas no país acusadas de envolvimento com gangues. Um presídio de segurança máxima foi construído pela atual gestão e mais de 100 mil apenados são mantidos lá sem colchões nas celas.

– Acredito que o que El Salvador está fazendo provavelmente tem muita diferença com o que o Brasil precisa fazer. Mas o que incomoda a muitos governo é que El Salvador demonstra que tudo se pode fazer com vontade. E que quando um país não resolve seus problemas, sobretudo de delinquência, é porque não há vontade de resolvê-los. Em alguns casos, porque são sócios dos criminosos – disse o presidente salvadorenho.

– Para um sócio dos criminosos, ele perde seu negócio. Tem de ser alguém que não se importe com os criminosos, que não se importe com a economia criminal, disposto a botar na cadeia os criminosos, para solucionar. A receita de El Salvador pode ser aplicada com “copia e cola” em outro país do mundo? Duvido. Mas o exemplo de El Salvador pode servir. Que um país tão pequeno, tão pobre como El Salvador esteja solucionando seus problemas com vontade política e apoio do povo? Sim. E por isso esse exemplo se aplica no Brasil e em qualquer país do mundo.