Lula diz que a Polícia Federal não “persegue ninguém”

Petista também defende que “não interfere nos ministérios”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que a Polícia Federal (PF) sob sua gestão não “persegue” ninguém. A declaração foi dada durante cerimônia de posse do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (1º).

Na segunda-feira, 29, o ex-presidente Jair Bolsonaro acusou a gestão Lula de perseguição no caso das investigações da chamada “Abin Paralela”.

– Ninguém persegue ninguém, a Polícia Federal não persegue ninguém, o governo federal não quer se meter a se intrometer a fazer política de segurança nos estados – disse em discurso.

– O que queremos é construir com governadores a parceria necessária para que a gente possa ajudar a combater um crime, que eu não chamo de coisa pequena.

Na fala direcionada a Lewandowski, Lula contou a “carta-branca” que deu ao novo ministro para que montasse sua equipe na pasta.

– A sua equipe é você que monta. Você não tem compromisso com ninguém que está lá com Flávio Dino. O seu compromisso é montar sua equipe porque, a partir da montagem da sua equipe, é você que vai responder pela glória dos acertos e do sofrimento dos erros que cometer – comentou o petista.

Lula elogiou o novo ministro da Justiça e classificou Lewandowski como uma pessoa que tem “100% de confiança”.

– Tenho certeza que você vai passar pela história a criação do funcionamento normatizando a atividade do Ministério da Justiça – disse.