Detran intensifica as ações de controle de tráfego no período de chuvas

Agentes de trânsito permanecerão em áreas críticas para orientar os condutores e evitar acidentes

Com o aumento no volume de chuvas ocorrido no início da semana e a publicação do Decreto nº 45.382/2024, declarando estado de alerta no DF, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) intensificou as ações de fiscalização e controle de tráfego nas áreas mais sensíveis a alagamentos e risco de sinistros de trânsito.

O Detran/DF contará com equipes de fiscalização dispostas em veículos, motocicletas e aeronave para atuar no controle do trânsito, orientar os condutores que estejam deslocando nas vias urbanas impactadas pelas chuvas e sinalizar os locais que possam gerar riscos a pedestres e condutores.

Além do trabalho das equipes diretamente nas ruas, agentes de trânsito também realizarão o monitoramento das vias pelas câmeras disposta no Centro de Comando e Controle de Trânsito do Detran, bem como estarão presentes no Centro Integrado de Operações de Brasília para apoiar os demais órgãos do GDF nas ações de emergência.

O diretor-geral do Detran/DF, Takane do Nascimento, destaca a importância da presença do órgão nas ações emergenciais: “Nesse momento de alerta máximo, o Detran estará presente nas regiões mais críticas para melhorar a mobilidade e garantir que ninguém corra riscos no trânsito. Nossas equipes estarão em todos os locais que precisam da presença dos agentes de trânsito”.

O Detran orienta aos condutores que, ao visualizarem alagamentos ou grandes deslocamentos de água nas vias, não se arrisquem em trafegar no local, uma vez que a possibilidade de imobilização do veículo é grande, podendo gerar riscos aos ocupantes dos veículos e acidentes com outros usuários da via.