Detran alerta frequentadores de bares e restaurantes sobre as leis de trânsito

Na próxima sexta-feira (1º), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estará com uma ação educativa em bares e restaurantes da Asa Sul, a partir das 18h30, alertando sobre as consequências no trânsito ao dirigir sob efeito de álcool.

A ação faz parte do projeto Rolê Consciente do Detran -DF que tem como objetivo levar conscientização de trânsito aos frequentadores de locais onde há consumo de álcool. De forma preventiva, o projeto Rolê Consciente aborda os cidadãos para que tomem a decisão certa na hora de dirigir.

Só de janeiro a outubro deste ano, o Detran-DF autuou 21.684 condutores por dirigir sob efeito de álcool, ou seja, evitou possíveis acidentes e preservou vidas. O projeto Rolê Consciente é uma das ações de educação de trânsito do Detran-DF que atua justamente para diminuir esses números. Nas abordagens nos bares e restaurantes, os educadores de trânsito promovem intervenções artísticas com bonecos, MCs com rimas pertinentes ao tema, entrega de material educativo e palestras dos professores de trânsito do Detran-DF. Toda a ação é voltada ao tema sobre os efeitos do álcool no organismo, orientações de segurança quanto à utilização de celular ao volante, a importância do respeito à velocidade máxima das vias, faixa de pedestre, respeito aos ciclistas e muito mais.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.