EUA acusam Hamas de usar hospitais para esconder reféns

Porta-voz de Segurança Interna da Casa Branca deu declarações nesta terça

Nesta terça-feira (14), a porta-voz de Segurança Interna da Casa Branca, John Kirby, disse que os Estados Unidos têm informações de que o Hamas e a Jihad Islâmica Palestina estão usando alguns hospitais da Faixa de Gaza, entre eles Al Shifa, e os túneis sob eles para operações militares e para esconder reféns e armas.

Segundo Kirby, “eles armazenaram armas lá e estão preparados para responder a uma operação militar israelense contra essa instalação”, o que configura “crime de guerra”. As declarações foram dadas em conversa com a imprensa a bordo do avião presidencial Air Force One.

Ele disse ainda que o Hamas está usando Al Shifa, o principal hospital da Faixa de Gaza, “como centro de controle e provavelmente para armazenar equipamentos e armas”.

– Os EUA não apoiam o ataque aéreo a hospitais, nem querem ver um tiroteio no hospital, onde pessoas doentes e indefesas estão tentando obter o atendimento médico que merecem. Os hospitais e os pacientes devem ser protegidos. E isso apenas mostra como a operação militar é desafiadora, porque o Hamas criou raízes profundas entre a população civil, e Israel agora tem um fardo adicional a suportar devido à forma como o Hamas atua – falou.