Israel faz operação terrestre com tanques na Faixa de Gaza

Militares fizeram uma incursão seletiva no norte da Faixa

O Exército de Israel realizou uma incursão com tanques no norte da Faixa de Gaza antes das “próximas etapas de combate” contra o grupo terrorista Hamas, segundo informou nesta quinta-feira (26) um porta-voz militar. O fato ocorreu um dia depois de o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reafirmar que suas tropas irão realizar uma “intervenção terrestre” no enclave palestino.

– Durante a noite, as Forças de Defesa de Israel realizaram uma incursão seletiva com tanques no norte da Faixa de Gaza, como parte dos preparativos para as próximas etapas do combate – disse o porta-voz militar.

Na operação, segundo o representante militar, soldados localizaram e atacaram células e infraestruturas terroristas, além de locais de lançamento de mísseis antitanque. Ainda segundo o porta-voz, as forças israelenses “operaram para preparar o campo de batalha” e “deixaram a área no final da atividade”.

A fonte militar acrescentou que “aviões de guerra israelenses atacaram mais de 250 alvos” do Hamas no último dia, que incluíam “centros de comando operacional, túneis e lançadores de foguetes localizados no coração de áreas civis”. Além disso, as tropas navais “atacaram um local de lançamento de mísseis terra-ar do Hamas na área de Khan Younis”.

Desde os ataques do Hamas, em 7 de outubro, as tropas israelenses já realizaram breves incursões terrestres no norte da Faixa, mantendo ao mesmo tempo os seus constantes bombardeios em resposta ao atentado do grupo terrorista.

Por sua vez, as milícias palestinas em Gaza continuavam a lançar foguetes em diferentes pontos do território israelense pelo menos até esta quarta à noite, e, pela primeira vez desde o início do conflito, em direção à cidade de Eilat, no extremo sul de Israel.

Na quarta à noite, Netanyahu reafirmou em um discurso televisivo que “haverá intervenção terrestre em Gaza” e que “estão trabalhando 24 horas por dia” nos preparativos, em coordenação com o ministro da Defesa, Benny Gantz, e o chefe do Estado-Maior, tenente-general Herzi Halevi.