Ataque a tiros deixa ao menos 16 mortos e vários feridos nos EUA

Caso aconteceu na cidade de Lewiston, no estado do Maine

Um ataque a tiros deixou pelo menos 16 pessoas mortas em uma pista de boliche e em um bar em Lewiston, no Maine, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (25). De acordo com fontes policiais, cerca de 60 pessoas ficaram feridas. O número, porém, ainda pode variar. Inicialmente, a imprensa estadunidense falou em 22 mortos, mas depois passou a divulgar o número de 16.

O Gabinete do Xerife do Condado de Androscoggin, em Lewiston, disse em um comunicado publicado nas suas redes sociais que um suspeito continua foragido.

– Estamos encorajando todas as empresas a encerrar seus locais ou fecharem enquanto investigamos – disse o comunicado.

Segundo o Xerife Eric Samson, os policiais localizaram o veículo do suspeito em Lisbon – uma cidade a cerca de sete milhas a sudeste de Lewiston – e o cercaram, mas o suspeito não estava dentro do carro.

O atirador foi primeiro na Sparetime Recreation, uma pista de boliche, onde atirou fatalmente em pelo menos sete pessoas, antes de seguir para o bar e restaurante Schemengees Bar & Grille, onde cometeu os outros assassinatos. Justin Juray, proprietário da pista de boliche, descreveu a cena como um “caos total”. A pista de boliche fica a cerca de 6 quilômetros do bar.

Um boletim policial identificou Robert Card, de 40 anos, como uma pessoa de interesse no ataque. O termo é usado para se referir a alguém que é monitorado por ser o principal suspeito em uma apuração criminal. Card foi descrito como um instrutor de armas de fogo que se acredita estar na Reserva do Exército e designado para uma instalação de treinamento no Maine.

Segundo a assessoria da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com a governadora do Maine, Janet Mills, e com legisladores do estado oferecendo “total apoio federal após esse terrível ataque”. O prefeito de Lewiston, Carl Sheline, afirmou estar “com o coração partido por nossa cidade e nosso povo” em uma declaração após o ataque.

O Maine Medical Center em Portland, que possui o centro de trauma mais avançado do Estado, confirmou que recebeu um paciente transferido de um hospital de Lewiston após os ataques. Em um comunicado, o centro disse que notificou a equipe de plantão e criou uma capacidade de atendimento crítico e sala de cirurgia.