Parlamentares apontam Tarcísio como principal líder da direita

Pesquisa ouviu deputados federais e senadores

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi apontado como o principal líder conservador por parlamentares. É isso que mostra uma pesquisa realizada pelo Ranking dos Políticos.

Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Infraestrutura se tornou o principal líder entre os conservadores.

A competência política do governador foi um dos itens mais bem avaliados no estudo, onde outros nomes foram apresentados.

Para quase 70% dos deputados federais e 60% dos senadores ouvidos, Tarcísio é o preferido para pleitear a Presidência em 2026 representando o grupo político de Bolsonaro.

Sobre ele ser o líder também da centro-direita nas próximas eleições presidenciais, 55% dos deputados concordam e 40% dos senadores.

Entre os nomes apresentados na pesquisa estavam Flávio Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Partido Novo) e Eduardo Leite (PSDB). O governador de São Paulo se sobressaiu entre todos eles.

Para chegar neste resultado, o Ranking dos Políticos ouviu 102 deputados federais, representando 21 partidos distintos, e 21 senadores, pertencentes a 13 partidos diferentes. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 14 de julho.

Recentemente, a assessoria de Bolsonaro e interlocutores do governador paulista confirmaram que Tarcísio garantiu ao ex-presidente que não tem planos de se candidatar à Presidência em 2026.