Stedile, do MST, chama governo Lula de ‘muito lento’ e ‘medroso’

Líder do movimento também disse que governo “comeu bola” no Congresso ao deixar CPI do MST evoluir

João Pedro Stedile, líder do MST Foto: Reprodução/Metrópoles

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, chamou o governo Lula (PT) de “muito lento” e “medroso” no cumprimento de promessas feitas na área de atuação do grupo. A declaração foi feita em uma entrevista concedida ao colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

– Na política interna, o governo está muito lento, lerdo. Me atrevo a dizer, em algumas áreas, até medroso. Até agora nenhuma família foi assentada. Para um governo nosso, seis meses é muito tempo para não ter nenhuma solução objetiva. As famílias da nossa base não querem saber se o MST é amigo do Lula ou não, mas quando vão resolver o problema da terra – disse.

Ao falar sobre a CPI do MST na Câmara, onde deve prestar depoimento em agosto, Stedile disse que a comissão ganhou força porque o governo Lula “comeu bola” no Congresso. Além disso, o líder do movimento também reclamou do fato de o governo Lula ter chamado recentemente de “invasão” o que o movimento considera como “ocupações”.

– Foi um equívoco do presidente Lula voltar a usar a palavra “invasão”. Invasão é quando uma pessoa invade uma propriedade alheia para se apropriar daquele bem. O Código Penal classifica como esbulho de um bem. Já a ocupação, quando realizada por movimento popular, é uma forma de luta para chamar a atenção do governo para cumprir o que está na Constituição – completou.