Guarda Costeira acha destroços que podem ser de submarino

Especialistas analisarão material, que se encontra perto de onde está o Titanic

Em meio às buscas pelo submarino da OceanGate desaparecido, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou ter encontrado destroços que podem ser do submersível, nesta quinta-feira (22). O material se encontra próximo ao local onde está o Titanic e passará por análise.

A instituição informou que fará uma entrevista coletiva por volta das 16h desta quinta para falar sobre a descoberta.

Até o momento, o que se sabe é que o material foi identificado pela sonda do navio militar canadense chamado Horizon Arctic. Ela chegou até o fundo do Oceano Atlântico – a 3.800 metros de profundidade – nesta manhã, junto de mais dois robôs.

Especialistas irão analisar o campo de destroços a fim de descobrir se trata-se de restos do submersível Titan, que desapareceu com cinco tripulantes ao realizar uma expedição para ver o naufragado Titanic.

O tempo estimado de oxigênio restante no submarino que desapareceu no Oceano Atlântico no último domingo (18) se encerrou por volta das 7h (pelo horário de Brasília) desta quinta. A previsão de tempo restante de oxigênio levou em conta uma série de cálculos, como o horário em que o submersível iniciou a viagem.

As buscas são consideradas difíceis, porque cobrem uma área de quase 1.450 quilômetros e uma profundidade de até 4 mil metros. A região possui uma pressão equivalente ao peso de 35 elefantes e é chamada de “zona da meia-noite”, pois a luz do sol não chega a tamanhas profundezas.