Coreia do Norte acusa os EUA de «atravessar a linha vermelha» ao enviar tanques para a Ucrânia

Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, acusou os Estados Unidos de terem atravessado “ainda mais além da linha vermelha”, enviando tanques de Abrams para a Ucrânia para serem utilizados na contra-ofensiva russa no país. “Os Estados Unidos, que expuseram todo o continente europeu ao grave perigo de guerra (…) estão agora a atravessar ainda mais além da linha vermelha”, disse ela, afirmando que Washington está a tornar “mais clara” a sua posição de confronto contra a Rússia….) está agora a atravessar ainda mais a linha vermelha”, disse o ‘número dois’ de facto da Coreia do Norte, afirmando que Washington está a tornar a sua posição de confronto contra a Rússia “mais clara”, de acordo com a KCNA.

“Por detrás disto está a intenção sinistra dos Estados Unidos de realizar o seu objectivo hegemónico, expandindo ainda mais a guerra por procuração para destruir a Rússia. O mundo seria mais brilhante, mais seguro e mais calmo agora, se não fossem os Estados Unidos”, observou a irmã do líder norte-coreano.

Segundo Kim Yo Jong, os Estados Unidos representam “uma ameaça grave” e um desafio à segurança estratégica da Rússia e estão a empurrar a situação regional para a “actual fase grave”.

Culpou o Ocidente por arruinar a paz mundial e a segurança regional ao entregar equipamento militar à Ucrânia, razão pela qual não teriam “nem o direito nem a justificação para caluniar o exercício do direito à autodefesa por parte dos Estados soberanos”.

“O campo de batalha ucraniano não é de forma alguma um deserto no Médio Oriente, onde os tanques americanos se agitaram há 20 anos”, acrescentou a vice-presidente do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, sustentando que não tinha “qualquer dúvida” de que qualquer equipamento militar dado à Ucrânia “arderá por terra face ao indomável espírito de luta da Rússia”.

“Por mais que as forças imperialistas aliadas tentem desesperadamente, nunca enfraquecerão a resistência heróica do exército e do povo russo com grande patriotismo, teimosia e forte poder mental”, acrescentou ele, segundo a agência noticiosa.

Fonte: (EUROPA PRESS)