Primeiro debate | Caiado foge de debate com Mendanha e demais candidatos ao governo de Goiás

O candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), participou do primeiro debate das eleições de 2022, nesta quinta-feira (25), ao contrário do atual governador Ronaldo Caiado (UB), que fugiu do encontro democrático realizado pelo Portal 6 e pelo UOL.

O debate estava marcado há mais de um mês pelos organizadores, com duas reuniões entre os representantes dos seis candidatos ao Palácio das Esmeraldas, que têm direito de participarem dos debates.

Sobre a falta do Caiado, Mendanha lamentou o “fato dele ter medo do debate”, e se colocou à disposição para dialogar, ressaltando que precisa dos votos dos goianos. “Ele dispensou o voto, mas eu digo: eu preciso do seu voto”.

Gustavo abriu os dois primeiros blocos de perguntas. Ao candidato Edigar Diniz (Novo) ele questionou sobre a falta de investimentos do estado em saúde. Para o Wolmir Amado (PT), ele questionou sobre potencializar o desenvolvimento econômico, que colocou Goiás de segundo para a última colocação, de acordo com o ranking de competitividade.

Durante debate com a candidata do PSOL, Cíntia Dias, Mendanha destacou a importância de combater a violência contra a mulher e assegurou que vai investir em políticas públicas para mulheres.

Mendanha destacou ainda que todos os candidatos presentes estão disputando pela primeira vez uma eleição majoritária em Goiás e exatamente o atual governador teve medo de debater as ideias para solucionar os problemas de Goiás.

Além deste debate, estão previstos mais quatro debates: TV Sucesso de Rio Verde (17/09), Rádio Sagres (22/09), Mais Goiás (23/9) e TV Anhanguera/Globo (27/09). “Espero que o governador tenha coragem de participar dos próximos debates”, apontou Mendanha.

Veja outras ideias de Mendanha no debate:

*Segurança Pública*

O governadoriável se comprometeu com a recomposição do efetivo, que hoje é 20% menor, o abono de permanência e a retomada do posto imediato para a Polícia Militar.

*Transporte público*

Assim como em Goiânia, a região metropolitana do Planalto (como Mendanha chama a região atualmente conhecida como entorno de Brasília), também sofre com o problema. Gustavo defendeu a renovação da frota, o aporte de recursos e a parceria público-privada. “Assim como ele não veio aqui, ele não anda no estado para saber as necessidades das pessoas”, destacou Gustavo sobre a postura do atual governador.

*Saúde*

Para a área da saúde, Mendanha relembrou da gestão à frente da Prefeitura, que inaugurou o Hospital Municipal de Aparecida, foi referência no enfrentamento à pandemia e que agora conta com a gestão da organização social Sociedade Brasileira Israelita Albert Einstein e apresentou proposta para de fato promover a regionalização da Saúde em Goiás.