Governador Ibaneis participa da posse da nova presidência do STJ

Os ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes assumem, respectivamente, os cargos de presidente e vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do ministro Og Fernandes como novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (25), na sala de Sessão do Plenário do STJ.

Advogado de formação e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF, Ibaneis Rocha tem o hábito de prestigiar a posse de novos presidentes, conselheiros e representantes de órgãos do Judiciário.

“Desejo enorme sucesso aos ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes frente ao STJ e ao CJF. Tenho certeza de que o Tribunal e o Conselho serão bem conduzidos neste próximo biênio, assim como fizeram os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Os dois magistrados empossados nesta quinta-feira (25) vão comandar o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, assumindo as vagas dos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente.

Em seu discurso, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura disse que, passada a pior fase da pandemia, é necessário que o país reforce o cuidado nas questões sociais. “É preciso avançar nas políticas sociais do nosso país. Cabe ao Judiciário garantir os avanços e o respeitos aos direitos e à dignidade da pessoa humana”, afirmou.

Nova diretoria

Maria Thereza de Assis Moura será a 20ª presidente da Corte. Natural de São Paulo, ela é mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP), onde também leciona, e tem especialização em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Desde 2006, atua na Sexta Turma e na Terceira Seção do STJ. Integra também a Corte Especial desde 2011.

Já o ministro Og Fernandes formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fernandes é também bacharel em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na carreira, atuou como repórter, advogado, juiz de direito e desembargador. Ele é ministro do STJ desde 2008, integrando a Terceira Seção e a Sexta Turma. Atualmente, ele compõe a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma.