Eleições 2022 | Pesquisa consolida liderança de Ibaneis ao Governo do Distrito Federal

Pesquisa publicada neste domingo (17) aponta, em todos os cenários, vitória do governador Ibaneis Rocha (MDB), derrotando todos os candidatos no primeiro e segundo turnos

Com a bandeira da ética e do combate à corrupção, o candidato à reeleição Ibaneis Rocha é o favorito ao Governo do Distrito Federal nas eleições deste ano, com 28% das intenções de voto.

Nos últimos levantamentos, o favoritismo do governador já era evidente e foi confirmado neste domingo (17) pelos dados divulgados pelo Instituto Quaest.

A última dúvida era se Ibaneis teria potencial eleitoral para vencer o ex-governador José Roberto Arruda (PL). A resposta veio na pesquisa conhecida hoje. O povo mostra que rejeita o passado cheio de escândalos de governos anteriores do Palácio do Buriti.

O Instituto Quaest revela que o governador Ibaneis Rocha derrotará o ex-governador José Roberto Arruda(PL) em qualquer situação.

A pesquisa foi um balde de água fria nas pretensões de Arruda e seria o fim de um passado sombrio que tenta voltar ao poder, deste 2010, quando foi sacado do governo, por prática de crimes de corrupção, os quais os levaram à carceragem da Polícia Federal, em Brasília, por tentar obstruir as investigações da Operação Caixa de Pandora.

No levantamento espontâneo quando não é citado o nome do candidato, a liderança de Ibaneis é ainda maior. 15% dos entrevistados disseram que votariam no governador, enquanto 5% afirmaram votar em Arruda.

A pesquisa registrada na justiça eleitoral sob o nº 08227/2022 e BR 04749/202, o governador Ibaneis Rocha, tem 28% das intenções de voto e Arruda (PL), 25%.

Ibaneis conta ainda a seu favor, a boa avaliação do seu governo com 33% dos entrevistados acenado de forma positiva e 37% de regular, o que deixa governador em uma situação mais confortável do que o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro e Ibaneis devem caminhar juntos nas eleições. Até porque o passado de parcerias entre Arruda e o ex-presidente Lula (PT) é condenado pelo PL Nacional. Os dois são amigos e devem montam estratégias conjuntas no DF.

A pesquisa revela, em todos os cenários, que haverá segundo turno entre Ibaneis e Arruda. Mas Arruda ainda pode ficar fora da disputa, caso ele seja derrotado no Supremo Tribunal Federal (STF), em processo a ser julgado no próximo dia 3 de agosto. Arruda apostas as fichas em Lula para poder ser candidato.

Fonte: Portal do Callado