Sobradinho: Vídeo mostra mulher dando soco em aluna na saída de escola: “Moleca”

A mulher, de rosa, tomou as dores da filha numa briga com outra estudante e decidiu tirar satisfações. Secretaria vai transferir alunas

Reprodução

A mãe de uma aluna que estuda no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 3 de Sobradinho agrediu outra estudante na saída da escola. A briga aconteceu nessa quarta-feira (22/6) e foi filmada por quem acompanhava a confusão.

Os vídeos mostram a adulta, usando camiseta rosa, discutindo com a adolescente, que traja o uniforme escolar. Uma das gravações registra o bate-boca: “Chamei a sua filha de ridícula”, diz a aluna. “Ridícula é você, minha filha. Você tem é inveja dela”, responde a mãe da outra aluna, seguida de gritos da multidão que acompanha a cena.

Outra gravação mostra a adulta desafiando um grupo. “Ô, menino, por que você não vem aqui bater em mim? Quero ver quem quer processo, quero ver”, diz a mulher.

Por fim, a terceira imagem registrou a agressão física contra a estudante. As duas, frente a frente, discutem de forma acalorada. A mãe aponta o dedo para a aluna e diz: “Você é uma moleca”. “E ela é mais”, responde a aluna. “Cala a sua boca”, rebate a adulta, em seguida desferindo uma tapa e um soco na menor de idade.

Veja a agressão:

https://cdn.jwplayer.com/players/5VIEVhD6-8qMRabh6.html

Questionada sobre o ocorrido, a Secretaria de Educação afirmou que, após as agressões, o Batalhão Escolar foi acionado, e os pais e as alunas foram conduzidos à 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). A pasta afirmou ainda que as estudantes serão transferidas para outras unidades de ensino.

Veja a íntegra do posicionamento da Secretaria de Educação:

“A direção do Centro de Ensino Fundamental 03, de Sobradinho, lamenta o ocorrido na unidade de ensino. A equipe gestora informou que diante a situação acionou o Batalhão Escolar e os responsáveis pelas alunas, para comunicar o fato. Em seguida, o próprio Batalhão encaminhou os pais e as alunas para a 13° Delegacia de Polícia, em Sobradinho, para o registro da ocorrência. As alunas serão transferidas da instituição.”

Violência nas escolas

Em março deste ano foram registrados pelo menos quatro casos de brigas violentas em menos de uma semana em instituições de ensino públicas do DF. Em dois deles, estudantes chegaram a ser esfaqueados. Após os casos, o GDF criou o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, a fim de coibir violência nos centros de ensino.

O projeto envolve as secretarias de Educação, da Segurança Pública, Saúde, Juventude, de Esporte e Justiça. Entre as medidas, há distribuição de cartilha sobre convivência, apresentação de palestras educativas e atividades culturais, a começar por escolas com maiores índices de violência.

O projeto terminou de ser implementado em 6 de junho; no entanto, as escolas continuam a ser palco de conflitos no DF. Também em 6 de junho, um aluno foi agredido por duas estudantes e ameaçado nas redes sociais. Na última quinta-feira (16/6), um pai invadiu uma escola e bateu no vigia após o filho cair.

Fonte: Metrópoles