A ministro da Defesa, Fachin pede diálogo institucional em prol da democracia

Presidente do TSE encaminhou ofício a general três dias após reclamação de que Forças Armadas não se sentiam “prestigiadas” na eleição

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, pediu que o Ministério da Defesa ajude a corte a reforçar “o necessário diálogo interinstitucional em prol do fortalecimento da democracia brasileira”. O pedido foi feito em um ofício encaminhado ao ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, nesta segunda-feira (13).

Na carta, Fachin encaminha ao general uma série de atos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação que a corte eleitoral historicamente realiza, além de citar todos os atores que podem participar da avaliação de integridade das urnas. O ministro ressaltou que tais contribuições devem respeitar o calendário eleitoral, além da legislação vigente.

O documento vem três dias depois de o general enviar uma tréplica ao tribunal eleitoral onde dizem não estarem sendo “prestigiadas” dentro do processo eleitoral.

Naquela manifestação, o general Paulo Sérgio  disse que “o que se busca com as propostas das Forças Armadas é aperfeiçoar a segurança e a transparência do processo eleitoral, mitigando ao máximo as possibilidades de ataques cibernéticos, falhas e fraudes, que podem comprometer as eleições.”

Sobre as propostas, Fachin disse que acolheu 10 das 15 sugestões encaminhadas pelos militares ao processo eleitoral.