Ibaneis comemora queda na taxa de desemprego no DF

Ibaneis investiu em dois programas em capacitação profissional

Emprego e desenvolvimento econômico são dois remédios para enfrentar qualquer crise – pensando nisso o chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), investe na qualificação da mão-de-obra como uma das melhores ferramentas para crescer.

É o que atesta recentes pesquisas da Codeplan e do Dieese, nos dois programas do GDF, na formação de jovens e o prepara para conquistar uma colocação no mercado.

Os dados registraram queda de 2,5 pontos percentuais na taxa de desemprego entre março de 2021 e de 2022, além da absorção de 40 mil cidadãos no mercado de trabalho – entre outros indicadores.

Por isso, sob a batuta de Ibaneis que determinou ao Secretário do Trabalho, Thales Mendes Ferreira, que tratou de investir e dar uma atenção especial às ações de empreendedorismo, de geração de emprego e renda e de qualificação e capacitação de trabalhadores.

“O governo tem contribuído com o reaquecimento econômico, principalmente, com a criação do ambiente favorável para que as pessoas possam investir e acreditar no próprio negócio. A qualificação profissional promovida nos últimos anos e o pacote de obras por todo o DF que estimula o emprego direta e indiretamente”, enfatiza Thales.

O RenovaDF lançado em 2021 que incentiva a formação profissional com objetivo de recuperar equipamentos e espaços públicos – já passaram 4.432 pessoas, que concluíram a formação com aulas práticas.

A secretaria promoveu ações e mais 3,5 mil pessoas se inscreveram para o quinto ciclo do curso, que iniciou em abril deste ano – com auxílio de 1 salário mínimo, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Através dos cursos, o ciclo aborda técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

Capacitar profissionalmente para dar autonomia financeira, este é o objetivo do programa Qualifica DF, que oferece gratuitamente cursos profissionalizantes para a população da Capital Federal – lançado em 2020. A proposta do GDF é alcançar 24 mil vagas para quem busca aprender um ofício.

Dessas, 12 mil aprendizes cursam nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática e outras 45 ocupações.

RenovaDF forma mais 1,3 mil alunos
Mais de 4,3 mil foram qualificados nos quatro primeiros ciclos e até 3,5 mil vão passar por capacitação na quinta etapa, que está em andamento. Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

A escolha pelas profissões para capacitação foi feita à partir de uma análise da pasta em relação às vagas que mais aparecem no banco de intermediação das 14 agências do trabalhador.

Uma série de ações foi tomada pelo  emedebista para reaquecer a economia do Distrito Federal, sintonizada com a rede de agências do trabalhador do DF – sendo um instrumento para quem está atrás de emprego.

Os empresários buscam mão de obra para seus quadros de pessoal. Em 2021, as 14 unidades colocaram 16.212 vagas à disposição dos candidatos a um posto de trabalho. Entre janeiro e março, deste ano, foram oferecidas 3.181 oportunidades.

Por fim, Ibaneis fez intervenções como o avanço da vacinação contra Covid; investimento na construção civil com centenas de obras públicas; lançamento de programas de capacitação e de auxílios financeiros, e o adiamento de impostos para o setor empresarial.

Tudo isso, foi fruto de muito diálogo e muitos estudos – entre o chefe do Executivo, empresários e a população.