Lendo discurso pronto Luiz Fux sobe o tom e diz: ‘Ninguém fechará essa Corte’

No início da sessão desta quarta-feira (8), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) fez um pronunciamento lendo um discurso sobre as manifestações populares do milhões de brasileiros que foram as ruas em todo o pais neste Dia 7 de setembro, dia da Independência.

Aparentemente o ministro do supremo não leu a mensagem das ruas, ou fez de conta que não viu, em seu discurso, Fuz subiu o tom contra o presidente Jair Bolsonaro, dizendo: “Esse Supremo Tribunal Federal jamais aceitará ameaças à sua independência”. Fux também reforçou: “Ninguém fechará essa Corte”.

O posicionamento ocorre após os discursos de Bolsonaro nas manifestações de terça-feira (7). Na primeira delas, em Brasília, o presidente da República disse que o Poder Judiciário “pode sofrer aquilo que não queremos”. Sem citar nomes, ele explicou que um “ministro específico” está “paralisando a nação”.

Já na segunda manifestação, em São Paulo, Bolsonaro defendeu que os “presos políticos” sejam postos em liberdade e sugeriu que não irá mais cumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao comentar os atos de ontem, Fux disse que a Corte esteve atenta às mensagens sobre o Supremo.

https://www.youtube.com/watch?v=lU9-XRG_Tls

– Este Supremo Tribunal Federal também esteve atento à forma e ao conteúdo dos atos realizados no dia de ontem. Cartazes e palavras de ordem veicularam duras críticas à Corte e aos seus membros. Muitas delas vocalizadas pelo presidente da República em seus discursos em Brasília e São Paulo – ressaltou Fux.

O presidente do Supremo, no entanto, condenou ataques feitos contra os ministros e contra a Corte.