Joe Biden atinge maior índice de desaprovação de seu governo

Índice de americanos que desaprovam o governo Biden superou pela primeira vez o percentual de apoiadores

Joe Biden Foto: Reprodução

O número de americanos que desaprovam o governo Biden superou pela primeira vez o percentual de apoiadores do presidente na segunda-feira (30), mesmo dia que os EUA encerraram oficialmente sua retirada do Afeganistão, de acordo com o índice de aprovação da Presidência americana calculado pelo site especializado em dados FiveThirtyEight.

De acordo com a iniciativa, 47,5% dos americanos desaprovam o democrata, enquanto 47,2% permanecem fiéis ao governo. A queda na popularidade de Biden – que chegou a ser 55,1% positiva em 22 de março, segundo o mesmo índice – vem na esteira da retirada apressada dos americanos de Cabul e na reconquista do Afeganistão pelo Talibã.

A pressão sobre Biden aumentou gradualmente no mês de agosto, com o avanço da campanha militar do Talibã contra as tropas do governo afegão, enquanto as tropas americanas começavam a deixar o país. O cenário só piorou para Biden nos dias subsequentes, quando as imagens de pessoas se agarrando desesperadamente a fuselagem de aviões ganharam o mundo.

O auge da pressão para o público americano, no entanto, veio na última quinta-feira (26), quando um atentado terrorista promovido pelo Estado Islâmico Khorasan (ISIS-K), trouxe à memória dos americanos, de forma muito viva, a ameaça do terrorismo. A explosão no entorno do aeroporto de Cabul foi um dos ataques mais letais de toda a guerra, vitimando 13 militares americanos.

A reação ao atentado no Congresso americano conturbou ainda mais o cenário político do país, motivando até mesmo pedidos de renúncia de Biden por parlamentares alinhados ao ex-presidente Donald Trump. Contudo, mesmo parlamentares democratas exigiram explicações e investigações sobre a operação de retirada.

Apesar da popularidade de Biden só ter se tornado inferior à desaprovação na segunda-feira, segundo o índice calculado pelo FiveThirtyEight, outros levantamentos já apontavam que a maior impopularidade do presidente antes da conclusão da retirada.

Uma pesquisa do USA Today/Suffolk University apontou, na semana do atentado do ISIS-K, que Biden tinha uma aprovação geral de apenas 41%, com 55% de desaprovação. Apesar disso, os americanos consultados disseram não acreditar que a continuidade da guerra do Afeganistão fosse desejável.

Fonte: Pleno News