Como seca na Califórnia pode ter solucionado misterioso sumiço de avião

Num momento em que uma severa seca na Califórnia tem reduzido substancialmente os níveis de água dos lagos em todo o Estado americano, autoridades encontraram os destroços do que acreditam ser um acidente aéreo ocorrido na década de 1960.

A descoberta, feita na semana passada, pode ter solucionado um longo mistério. A aeronave encontrada tem características similares às do avião Piper Comanche 250, que sumiu no 1º de janeiro de 1965.

Uma empresa de pesquisa subaquática que testava equipamentos no lago Folsom, localizado 40 km a nordeste de Sacramento, encontrou o avião inteiro em um dos pontos mais profundos do reservatório de água.

O acidente de 1965 matou as quatro pessoas a bordo, incluindo o piloto. O corpo do profissional foi recuperado, mas os restos mortais dos três passageiros nunca apareceram, apesar das buscas que se estenderam até 2014.

A empresa de pesquisa, Seafloor Systems, primeiro captou o objeto misterioso através de um sonar, equipamento que usa a emissão de ondas sonoras para detectar e localizar objetos em águas profundas.

“Vi algo que não era normal”, disse Tyler Atkinson, funcionário da Seafloor Systems, à KOVR, afiliada local da rede de televisão americana CBS.

Uma inspeção mais cuidadosa revelou que se tratava de um avião. Foi o nível historicamente baixo das águas do lago que permitiu à equipe tirar fotos nítidas da cauda e da hélice da aeronave.

A delegacia de polícia local agora precisará decidir se o avião pode ser recuperado. Nenhuma investigação está em andamento, de acordo com a KOVR.

O nível de água do lago Folsom está atualmente em 38% de sua capacidade normal, como resultado de uma seca severa em todo o Estado.

Na semana passada, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou situação de emergência devido à seca em 41 dos 58 condados do Estado, incluindo os três condados que circundam o lago.