Lula reforça articulação política com Renan Calheiros e o ‘velho MDB’

O ex-presidente intensificou também as conversas com o deputado Paulinho da Força (SD-SP) e com dirigentes da Força Sindical

Estadão Conteúdo
Lula decidiu intensificar as articulações políticas com o Centrão e o MDB e fazer, em maio, a primeira viagem após a maioria do STF confirmar a decisão que julgou Sérgio Moro parcial no processo em que condenou o petista.
Lula deve ir, na terça-feira, a Brasília para uma série de encontros presenciais com parlamentares e líderes.
Segundo petistas, as conversas visam restabelecer pontes com quadros do MDB, especialmente do Nordeste, e com dirigentes de partidos do Centrão, como PSD e Solidariedade.

Cotado para ser o relator da CPI da Covid do Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) será recebido pelo ex-presidente e vai ajudar no diálogo com a sigla.

Os petistas querem atrair o chamado “velho MDB”, formado por nomes como José Sarney, Renan e Jader Barbalho, para tentar neutralizar a ala bolsonarista do partido, concentrada nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Segundo dirigentes do PT, a ideia original de Lula, era fazer uma caravana que começaria pelo Nordeste. O projeto, porém, foi adiado devido ao agravamento da pandemia.