DF celebra 24 anos de respeito à faixa de pedestre com menos mortes

Nos últimos 20 anos, número maior de óbitos foi registrado em 2009, quando 11 pessoas perderam a vida durante a travessia na faixa

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Nesta quinta-feira (1º/4), DF tem uma importante marca para celebrar: são 24 anos de instituição do respeito ao pedestre na faixa. Desde 1997, época em que o Distrito Federal se tornou destaque no país pelo respeito à travessia na faixa, o número de pedestres mortos teve queda de 83,4%, caindo de 266 para 44 mortes por atropelamento.

Este comportamento, que é exemplo de cidadania e motivo de orgulho para todos os brasilienses, tem preservado inúmeras vidas e contribuído para um trânsito cada vez melhor e mais seguro na capital do país.

Ainda em 97, no primeiro ano da inclusão, houve uma redução de 24% no número de pedestres mortos (202) em relação ao ano anterior (266). De lá para cá, mesmo com uma frota de tamanho triplicado, saltando de 605 mil veículos em 1996 para 1.870.203 veículos em 2020, o número de pedestres que perderam a vida no trânsito segue em decadência.

Em 2019 e 2018, duas pessoas foram vítimas fatais na faixa de pedestre. Nos últimos 20 anos, o número maior é registro é de 2009, quando 11 pessoas perderam a vida sob a área determinada para a travessia pedestre.

Para o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, “a redução do número de pedestres mortos nesses 24 anos foi muito significativa e justifica o empenho de todos – governo e sociedade – para que haja cada vez mais respeito ao pedestre na faixa, por parte do condutor, e utilização desse equipamento de segurança, por parte dos pedestres”.

Campanha do Detran

Durante esses 24 anos, os motoristas criaram o hábito de dar passagem ao pedestre que, por sua vez, conquistou a garantia de uma travessia segura nas vias do Distrito Federal. Para reforçar esse hábito, o Detran vai realizar campanha educativa na mídia, nas redes sociais e em pontos de visualização, durante o mês de abril, como o slogan Quem dirige para. O pedestre usa.

O objetivo é relembrar os condutores sobre a preferência de travessia do pedestre e incentivar os pedestres a realizarem a travessia sempre na faixa. O formato da campanha atende aos requisitos de segurança em razão do momento de pandemia que vivemos.

Nesta quinta, das 9h às 11h, houve ação educativa na faixa de pedestre da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, próximo ao Conjunto Nacional. À tarde, das 14h às 16h, as equipes de educação estarão na faixa de pedestre do cruzamento entre a Comercial Norte e Sul, próximo à Praça do Relógio.

No momento da travessia, os educadores abrirão uma faixa parabenizando os condutores pelos 24 anos de respeito ao pedestre. Informação do Metrópoles