Com alta procura, DF começa a vacinar idosos de 72 e 73 anos

Muita gente correu para garantir a primeira dose da Coronavac no primeiro dia de imunização para pessoas nestas faixas etárias

Vacinação de idosos de 72 e 73 anos na Asa Norte

Hugo Barreto/Metrópoles
O primeiro dia da campanha de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 72 e 73 anos no Distrito Federal começou com bastante procura. Em meio ao alívio de receber a primeira dose, idosos e acompanhantes aguardam, em média, até 1h para a imunização. Na manhã desta quinta-feira (18/3), os postos seguem funcionando no mesmo horário: das 8h às 17h nas unidades básicas de saúde (UBS), e das 9h às 17h nos drive-thrus.

Diferentemente de outras faixas etárias, não é preciso fazer agendamento pela internet. Todos os idosos que chegarem aos pontos de vacinação da capital federal serão imunizados. O público entre 72 e 73 anos soma cerca de 24 mil pessoas, segundo o GDF.

O início da campanha para esta faixa etária é possível devido ao recebimento de 59,8 mil doses da Coronavac que chegaram ao DF na quarta-feira (17/3). A imunização ocorrerá também no fim de semana.

Na Unidade Básica de Saúde 5, (UBS 5), no Setor D Sul, em Taguatinga, os idosos aguardam por cerca de 40 minutos para se vacinar. O Metrópoles acompanhou o início da vacinação, às 8h.

Iraci Gomes da Silva, 72 anos, estava ansiosa para receber a imunização. “Fui em outro posto antes, mas lá estava muito cheio. Aí, me desloquei até aqui. Estou muito feliz com a imunização. Nem dormi nesta noite esperando a minha vez”, contou Iraci.

José Lincoln de Brito completa 73 anos na segunda-feira (22/3). Ele chegou ao local às 7h30 e recebeu a dose às 8h20. “Está organizado. Tem cadeira para sentar, a fila está caminhando bem e já imaginava que fosse demorar pelo menos um pouquinho. Nós todos estamos ansiosos para tomar logo a dose”, reconheceu.

Veja imagens da vacinação em Taguatinga:
Plano Piloto

No Parque da Cidade, a vacinação, que ocorre exclusivamente por drive-thru, começou às 9h. Há centenas de veículos na fila, que flui bem.

Os servidores contam com o apoio do Departamentos de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar do DF (PMDF), que controlam a entrada de carros no Estacionamento 12 para evitar desorganização.

Stanislawa Danicki, 73, tomou a primeira dose da Coronavac nesta manhã. Acompanhada pela filha, a idosa aguardava no carro desde as 6h20 para imunizar-se. Ela foi a primeira a chegar ao local.

“Cheguei bem cedo, porque gostaria de ser uma das primeiras. Estou há um ano aguardando por esse momento. Estou muito feliz. A sensação é maravilhosa. Vou ficar melhor quando tomar a segunda dose”, afirmou.

Wemerson Lima completou 72 anos no sábado (13/3). Ele teve Covid-19 em dezembro. Ficou internado por sete dias, sem maiores complicações. “É muito ruim. A gente se sente fraco, com muitas dores. Também perdi o paladar. Agora, eu estou 100%. Para comemorar, a minha vez chegou. Estava ansioso. Ainda quero viver muito”, ressaltou.

Veja fotos da vacinação no Parque da Cidade:

Por volta das 10h30, na fila da UBS 2, na 114/115 Norte, havia cerca de 50 idosos aguardando a imunização. O tempo máximo de espera no local é de, aproximadamente, uma hora.

Jael Meireles, 73, chegou ao local às 9h40. Às 10h30, ainda esperava a vez chegar. Ele reclamou do tempo de espera, mas disse que levou um banquinho para se sentar, pois estava preparado para enfrentar fila. “Cheguei aqui e vi que eles disponibilizaram cadeiras para os idosos se acomodarem. Está organizado. Só demorando muito. Mas acho natural. Todo mundo vem no primeiro dia mesmo. A vontade de garantir a dose é grande”, opinou.

Maria Perpétua Silvestrin, 72, levou uma plaquinha com os dizeres: “Viva o SUS, viva a ciência, viva os profissionais da saúde.” Natural de Curitiba (PR), ela está morando no DF com a filha durante a pandemia. “Estava só em casa, sem condições de fazer o que eu gosto. Agora, vou permanecer com os cuidados até 15 de abril, data da minha segunda dose. É só alegria por esse momento”, afirmou.

Veja imagens da vacinação na Asa Norte: