Ibaneis anuncia reativação de 82 leitos em UPAs

Vagas serão exclusivas para pacientes com covid. 320 pessoas estão na lista de espera

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta quinta-feira (18) que o GDF vai reativar 82 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19. As vagas serão ofertadas nas unidades de pronto-atendimento (UPAs).

Segundo Ibaneis, serão 42 leitos na UPA do Núcleo Bandeirante, 20 em Sobradinho e 20 em São Sebastião. “Desde o agravamento da pandemia em 2021, foram abertos 260 novos leitos”, comentou o governador.

Os leitos amenizam, mas não corrigem o problema por completo. A atualização mais recente da Secretaria de Saúde, publicada às 10h45, mostra que há 320 pacientes na fila. “Ontem, dos 20 novos leitos montados no Hospital de Base, 12 foram ocupados em menos de 24h”, reconhece o governador.

Isso significa que, embora a taxa de transmissão tenha abaixado nos últimos dias, a disseminação do vírus no DF ainda é alta. Somente na última quarta (17), foram registrados 1.322 novos casos e 30 mortes. Desde o ano passado, 5.206 pessoas já vieram a óbito por conta da doença.

Para tentar frear o avanço, juntamente ao lockdown e ao toque de recolher que ainda vigoram na capital, o GDF tem tentado acelerar a vacinação. Nesta quinta (18), idosos de 72 e 73 anos foram autorizados a irem aos postos para tomar a primeira dose da vacina. A expectativa do governador é que, na próxima semana, sejam imunizados os de 70 anos ou mais, caso o Ministério da Saúde cumpra o cronograma de entregas.