Okumoto pede reforço na segurança para chegada das vacinas com escolta

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, solicitou apoio às forças de Segurança locais para ajudar na escolta das vacinas contra a Covid-19 que devem chegar no Distrito Federal ainda no primeiro semestre do ano. O Metrópoles teve acesso ao pedido.

O documento foi endereçado ao secretário de Segurança Pública (SSP), Anderson Torres, Okumoto relatou preocupação com os produtos, por considerar “se tratar de uma vacina que tem gerado uma grande expectativa em toda a sociedade pela sua disponibilidade e aplicação, o que cria uma tensão maior quanto a sua posse e armazenamento”.

Como justificativa, o secretário ressalta que o Núcleo de Rede de Frio, responsável pelo recebimento, armazenamento e posterior redistribuição dos imunizantes, “conta apenas com um vigilante patrimonial desarmado por turno, que faz a segurança de todo o prédio e dos bens que nele se encontram e que por vezes em nossos estoques chega a ter R$ 10 milhões em imunobiológicos e insumos para a vacinação, sem considerar a vacina contra o Covid-19”.

Okumoto arguiu ainda que atrás do prédio existe um local ermo, de pouca movimentação de pessoas e ao qual a única barreira entre a área externa e interna é uma cerca baixa e que atualmente está com alguns buracos em sua tela. Por isso, reivindica o apoio da SSP-DF, e por consequência à Polícia Militar do DF, “no que se refere a prestar apoio durante o período de distribuição das supracitadas vacinas”.