Pesquisa: Rollemberg 25,3%; Agnelo 23,1%; Jofran Frejat 19,6%; Luiz Pitiman 10,2%

     

    A pesquisa registrada do TRE-DF com o número DF-00051/2014, cuja margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e 95% de confiabilidade; ouviu 1000 eleitores 

     Tal qual no Brasil, que teve duas eleições no primeiro turno, protagonizadas pelo trágico acidente que matou Eduardo Campos e, permitiu a surpreendente ascensão de Marina Silva; em Brasília, o fato se repetiu.  
    O avião que caiu por aqui, matou Arruda para a política e provoca disputa acirrada entre três candidatos ao GDF: Rodrigo Rollemberg (PSB), com 25,3%; o governador Agnelo Queiroz (PT), com 23,1% e Jofran Frejat (PR) com 19,6%. Corre por fora e em franco crescimento, o tucano Luiz Pitiman, com 10,2%. O candidato do PSOL, Toninho, pontua com 4,5%, enquanto que Perci Marrara (PCO), obteve 0,2%. Brancos e nulos somam 4,3% e não sabem, 12,8%.  
    A pesquisa registrada do TRE-DF com o número DF-00051/2014, cuja margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e 95% de confiabilidade; ouviu 1000 eleitores nas seguintes localidades do DF: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte; Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal; Guará I e II; Gama; Itápoã;Jardim Botânico; Núcleo Bandeirante e Candangolandia; Lago Sul; Lago Norte; Planaltina (Vale do Amanhecer); Paranoá; Park Way; Recanto das Emas; Riacho Fundo I e II; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Sobradinho I e II; Sol Nascente (eleitores de Brasília); Sudoeste/Octagonal; Taguatinga Norte; Taguatinga Sul e Vicente Pires. 
    A ascensão de Rodrigo Rollemberg por exemplo, deve-se principalmente ao apoio de Marina Silva que é a campeã de votos em Brasília. A boa performance de Reguffe (PDT), candidato ao Senado, também ajuda Rollemberg subir e se firmar como provável postulante ao segundo turno. 
    Apesar da rejeição alta de Agnelo, para muitos, o petista é um grande tocador de obras e excelente gestor. Em Samambaia, ele está empatado tecnicamente com os seus principais adversários.  
    Na Ceilândia, Agnelo é o segundo colocado e em Taguatinga empata com Rollemberg. 
    O desempenho de Frejat, em apenas duas semanas de campanha, surpreende os mais experientes marqueteiros. Os 19,6% de intenção de votos atribuídos ao candidato do PR, de acordo com a pesquisa da Directa, pelo menos 10%, são dele; 5% foram transferidos pelo Roriz e 4% pelo Arruda. Portanto, a transferência é bastante significativa, mas não o que acreditavam seus correlegionários. 
    Em quarto lugar, Luiz Pitiman cresceu e pontua com 10,2% na pesquisa do instituto Directa.  
    Por outro lado, Toninho do Psol, que obteve 4,5% de intenção de votos na pesquisa da Directa, não está tendo o mesmo desempenho da eleição anterior. Seus correligionários acreditam que ele surpreenderá no final. 

    Vejam o quadro da pesquisa. 

     
    Fonte: Instituto Directa –