Após 7 anos, PSDB-DF volta a discutir eleições internas democráticas

Tucanos estarão reunidos na próxima segunda-feira (7/5) para tentar decidir futuro do partido, pois mandato de Izalci termina em 1° de junho

Caio Barbieri

Em mais uma prova de fogo, os tucanos do Distrito Federal estarão reunidos oficialmente na próxima segunda-feira (7/5) para, entre outros assuntos, decidir sobre o possível comando no ninho local. Na prática, durante o encontro, a Executiva do PSDB-DF deve convocar eleições gerais, que serão marcadas 25 dias após essa reunião, conforme prevê o estatuto interno.

O impasse é que o prazo ultrapassa o fim do do mandato do atual presidente, Izalci Lucas (foto em destaque), o qual termina em 1º de junho.

Caso se confirme, a sessão deverá ser conduzida pela Executiva Nacional, visto que o diretório regional estará acéfalo. Pela legislação, não há previsão de uma nova intervenção ocorrer ou de que o mandato do atual presidente seja postergado.

Em tom mais ameno em comparação aos discursos recentes, tucanos tentam costurar uma saída para que não haja novos embates, após o desgaste vivido pela legenda, entre contrários e favoráveis à atual direção. Desde 2011, não há eleição direta para a escolha do comando do PSDB-DF.Ex-presidente do ninho, Márcio Machado afirma que trabalha pela construção da unidade. “A tendência é que a vontade da maioria prevaleça”, disse. O discurso está alinhado com o atual cacique. “Nunca estivamos tão bem. Vamos chegar a um consenso”, acredita Izalci.