STF reforça policiamento para motociata com Jair Bolsonaro

Motociata com Bolsonaro Foto: PR/Clauber Cleber Caetano
Motociata com Bolsonaro Foto: PR/Clauber Cleber Caetano

Evento ocorre nesta terça-feira no Distrito Federal

A segurança será reforçada nos arredores da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), durante a motociata marcada para a tarde desta terça-feira (29), com presença confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento, que terá concentração na Granja do Torto, às 15h, está sendo divulgado pelo Partido Liberal (PL), com convite a apoiadores do ex-chefe do Executivo.

Mesmo sem previsão de que os motociclistas passem pelos arredores do Supremo Tribunal Federal (STF), a segurança perto do prédio deve ser reforçada com o apoio de policiais judiciais e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

– A concentração da motociata será na parte externa do Brasília Capital Moto Week, na Granja do Torto, segue pelo Eixo Norte, vai até a Rodoviária, contorna pelo Eixão Norte até a Granja do torto novamente. Haverá o fechamento da N1 e S1, alça Leste (trecho a partir do Museu da República) – diz a Secretaria.

As equipes de segurança pretendem adotar uma “abordagem equilibrada” para que o evento ocorra sem representar riscos ao STF, localizado na Praça dos Três Poderes. De acordo com a pasta, os atos serão monitorados para que ocorram “respeitados os limites constitucionais”.

A Praça dos Três Poderes está cercada por grades desde o último sábado (26), quando deputados acamparam em protesto contra as medidas aplicadas a Jair Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Na determinação do cercamento do local, o ministro do STF Alexandre de Moraes afirmou que o isolamento da Praça dos Três Poderes tem o objetivo de evitar um novo ataque, como o de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios públicos.

Bolsonaro participará do evento sob medidas cautelares. De acordo com as restrições impostas pelo STF, o líder conservador precisa praticar recolhimento domiciliar no período noturno, a partir das 19h às 6h, de segunda a sexta-feira, e de forma integral nos fins de semana.