Web Analytics
banner
Início Brasília PCDF investiga Liberação de verba do FAC para eventos fantasmas no GDF!

PCDF investiga Liberação de verba do FAC para eventos fantasmas no GDF!

Irregularidades em contratações de eventos na capital foram constatadas durante 2010 e 2014, entre as gestões de Arruda e Agnelo

PCDF/DivulgaçãoPCDF/DIVULGAÇÃO

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/10/2019), a Operação Dark Stage. Os policiais investigam um grupo criminoso que teria desviado verbas públicas do Fundo de Amparo à Cultura (FAC) da Secretaria da Cultura do DF e nas administrações regionais, entre as gestões de José Roberto Arruda (PR) e Agnelo Queiroz (PT) . A ação tem apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos. Segundo as apurações conduzidas pela Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor), o grupo teria burlado o caráter competitivo das licitações para garantir que algum integrante investigado fosse efetivamente contratado pelo poder público para realizar eventos culturais e artísticos. Durante as buscas, um dos empresários acabou preso em flagrante por porte de munição.

O bando é investigado por envolvimento na apropriação indébita de R$ 240 mil, à época. De acordo com a Polícia Civil, o FAC liberou as verbas públicas para realização de dois eventos que acabaram não sendo realizados. “Diversas outras irregularidades foram apuradas com base em um relatório de auditoria especial da Controladoria-Geral do Distrito Federal, entre os anos de 2010 e 2014”, detalhou o delegado Wenderson Souza e Teles.