Por Silvano Lima
A proposta de uma Subadministração para o Paranoá Parque é uma ideia antiga e defendida pela maioria dos Moradores da região
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu na ultima quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, uma audiência pública para debater o Cercamento das quadras residenciais no Paranoá Parque.
Ocorre que na referia audiência, outros temas de muita relevância surgiram em meio as falas dos moradores e evidenciou que o problema do Paranoá Parque é bem mais embaixo, o que segundo comentários informais deixou as autoridades governamentais impressionadas com tantas demandas. O Informa Tudo DF esteve presente e fez o registro dos detalhes ocorridos na Reunião que já trouxe resultados para moradores do Paranoá Parque.
Em decorrência da Audiência, como desdobramento dos debates, a DPDF disponibilizou a Unidade Móvel da Defensoria Pública do Distrito Federal para atendimentos à população do Paranoá Parque nesta sexta-feira (14/2).
Ainda durante a Audiência Pública realizada no Paranoá Parque, uma das propostas apresentada por um dos moradores presentes foi a criação de uma Subadministração Regional para o Residencial. Essa Subadministração seria uma extensão da Administração Regional do Paranoá. A ideia foi apresentada como uma forma de atender melhor as demandas locais e descentralizar a gestão pública, trazendo mais autonomia e eficiência para os moradores.
No entendimento da ideia, os 27 Condomínios do residencial ficariam submetidos as normas estabelecidas na criação do novo órgão, dessa forma, tanto os síndicos ficariam assegurados de suas ações, quanto os moradores teriam a quem rapidamente recorrer em caso de dúvidas, pedidos de esclarecimentos, eventuais desajustes ou litígios entre condôminos e gestão.
A medida de se criar uma Subadministração é totalmente possível e pode ser feita através de Decreto, como já aconteceu em outras regiões do Distrito federal, a exemplos anteriores de Decretos que, na época, criaram as Subministrações Regionais do Itapoã e de Aguas Claras.
Veja também:
Por que alguns síndicos foram vaiados e aplaudidos na audiência pública do Paranoá Parque?
Atualmente, o Paranoá Parque faz parte da Administração Regional do Paranoá, mas devido ao crescimento populacional e às necessidades específicas da comunidade, a proposta de uma Subadministração ganha força. A medida permitiria uma gestão mais próxima da população, facilitando o acesso a serviços públicos e impulsionando melhorias na infraestrutura local.
A criação de uma Subadministração Regional ainda dependerá de estudos técnicos e aprovação do Governo do Distrito Federal (GDF), mas o tema já começou a ser debatido entre lideranças locais, síndicos e representantes do poder público. A demanda está na mesa para debate da comissão que foi indicada para à proxima reuniao que ocorrerá na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A criação da Subadministração do Paranoá Parque é apenas uma das propostas apresentadas na audiência pública, o que não quer dizer que seja acatada. Embora seja uma das mais empolgantes. A população do Paranoá Parque aguarda os desdobramentos de uma serie de reuniões que vão correr a partir da próxima semana, iniciando com a Comissão tirada da audiência, contendo representantes dos moradores, síndicos, órgãos do GDF e deputados distritais.
O que você acha dessa proposta? Deixe seu comentário.
Siga a nossa pagina no Instagram: https://www.instagram.com/informatudodf/
Não deixe de acompanhar a coluna “HÁ QUEM DIGA” no site: www.informatudodf.com.br

Para mais sobre o tema, acompanhe próximas postagem no Aqui!.