Hospitais e UBSs realizam palestras, exames e mutirões de reconstrução mamária durante a campanha de conscientização
A campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, segue com uma série de atividades em hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal. As ações também abordam o autocuidado e a promoção da saúde feminina de forma integral.
A programação inclui palestras educativas sobre alimentação saudável, hipertensão arterial e diabetes, além da oferta de exames citopatológicos (preventivos) e mamografias para o público-alvo. Algumas unidades também estão com agendas abertas para inserção do dispositivo intrauterino (DIU).
Em Samambaia, a UBS 5 foi decorada com a cor rosa e está promovendo encontros com equipes multiprofissionais, que orientam sobre alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e prevenção de doenças. Já a UBS 2 do Gama realizou, na última sexta-feira (17), um dia especial de cuidados com coleta de preventivos, solicitação de mamografias, inserção de DIU, testagem de ISTs, além de momentos de acolhimento e autocuidado, como oficinas de maquiagem.
A gerente da unidade, Luciana Bernardes, destaca que as atividades continuarão ao longo do mês. “É só a pessoa procurar a equipe de referência, aqui na UBS 2 do Gama, para receber as orientações e fazer o agendamento”, explicou.
As UBSs são a porta de entrada para o agendamento de mamografias, realizadas mediante avaliação e indicação clínica. O exame é solicitado via sistema de regulação da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Em 2025, a SES-DF registrou aumento de 21,8% na realização do exame, com cerca de 13 mil mamografias efetuadas na rede pública.
A campanha também está presente no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que promove nesta semana o 10º Mutirão de Reconstrução de Mamas. A ação oferece cirurgias plásticas reparadoras a mulheres que passaram por mastectomia, com o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O mutirão segue até sábado (25) e integra as ações do Outubro Rosa em prol da recuperação e do bem-estar feminino.