Web Analytics
Início Brasília Novacap dobra capacidade de plantio de árvores no Distrito Federal

Novacap dobra capacidade de plantio de árvores no Distrito Federal

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ampliou a capacidade de plantio do Programa Anual de Arborização no Distrito Federal. Com a expansão das contratações, a previsão passou de 100 mil para até 200 mil mudas, com o objetivo de aumentar as áreas verdes em regiões administrativas, rodovias e parques.

Coordenado pela Diretoria das Cidades da Novacap, o programa segue critérios técnicos, agronômicos e urbanísticos. O planejamento considera as condições do solo, a infraestrutura existente, os espaços disponíveis e as espécies mais adequadas para cada localidade.

Planejamento e execução

O plantio ocorre prioritariamente durante o período chuvoso, entre novembro e março, quando as condições climáticas favorecem o desenvolvimento das mudas.

Antes da execução, as equipes técnicas realizam vistorias para identificar os locais apropriados. O planejamento também considera solicitações dos moradores e passa pela validação dos mapas de plantio junto às administrações regionais.

A articulação busca evitar conflitos com redes subterrâneas de água, esgoto e drenagem, além de instalações elétricas e obras de infraestrutura.

A distribuição das mudas não é definida apenas pelo tamanho ou pela população de cada região administrativa. A viabilidade técnica dos espaços disponíveis também é considerada. Em áreas mais adensadas, com calçadas estreitas e solo impermeabilizado, por exemplo, o plantio exige cuidados para evitar danos à infraestrutura e garantir o desenvolvimento das árvores.

Recanto das Emas terá até 7,2 mil mudas

O Recanto das Emas está entre as regiões contempladas pelo planejamento. A nova contratação prevê a possibilidade de plantio de até 7.200 mudas na cidade.

A iniciativa busca ampliar a infraestrutura verde em áreas que apresentam limitações físicas e urbanísticas, respeitando as características de cada território.

Morador da região, Luiz Antonio Dias destaca os benefícios da arborização para o cotidiano da comunidade, especialmente na oferta de sombra e na redução da sensação de calor.

Benefícios ambientais

Além de contribuir para o paisagismo, a arborização urbana ajuda a amenizar as temperaturas, oferece sombra, favorece a biodiversidade e torna os espaços públicos mais agradáveis para a população.

Segundo o diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva, a ampliação da capacidade de plantio representa um avanço na construção de cidades mais verdes e sustentáveis. O trabalho, de acordo com ele, busca atender às necessidades de cada região e gerar benefícios também para as futuras gerações.

A companhia mantém a atuação conjunta com as administrações regionais para identificar novas áreas de plantio e ampliar a cobertura vegetal do Distrito Federal.

bycasinoganobetchild pornocanlı maç izleyasal bahis sitelerideneme bonusudeneme bonusuGrandPashabet Güncel girişgrandpashabet güncel girişgrandpashabet girişbahis sitelerideneme bonusutürkiye yasal bahis sitelerigüvenilir bahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişGrandpashabetGrandpashabetbahis siteleriyasal bahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişkahraman haberjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet giriş