Governadora abordou integração de sistemas, uso de dados e atração de setores como tecnologia, economia verde e bioinsumos como pontos centrais para dar mais eficiência à gestão e reduzir a dependência do serviço público
A governadora Celina Leão afirmou, nesta quarta-feira (15), que o Distrito Federal precisa combinar inovação tecnológica e diversificação econômica para ganhar eficiência na gestão pública e reduzir a dependência do serviço público. A declaração foi feita no painel de abertura do 6º Brasília Summit — Eficiência na Gestão Pública, promovido pelo Lide em parceria com o Correio Braziliense, no Brasília Palace Hotel.
Ao abordar os desafios do poder público, Celina Leão disse que eficiência, eficácia, experiência e preparo devem estar no centro da administração. Segundo ela, a boa gestão precisa ser requisito para quem ocupa cargos no Executivo, diante da necessidade de dar respostas mais rápidas e mais precisas à população. “O tema hoje sobre gestão e eficácia talvez devesse ser o critério mínimo para qualquer pessoa disputar um cargo para o Poder Executivo”, afirmou. “O Estado pode e consegue fazer isso, desde que tenha seriedade, transparência e eixos estratégicos bem definidos.”
Na avaliação da governadora, um dos principais entraves da máquina pública está na fragmentação de sistemas e na dificuldade de transformar informação em decisão. Ela afirmou que o GDF trabalha para integrar estruturas antes dispersas em diferentes áreas do governo, de modo a aproximar a administração do cidadão e dar mais base técnica à formulação de políticas públicas.
“Uma tomada de decisão sem dados para o gestor público é uma grande probabilidade de erros”, disse. “Nós tínhamos vários sistemas e várias secretarias com vários sistemas, que não se comunicavam entre si e não se comunicavam principalmente com o cidadão e com a gestão.” Segundo ela, essa realidade está prestes a mudar com a Secretaria de Governança Digital e Integração, criada na última sexta-feira (10).
Outro eixo central abordado pela chefe do Executivo foi a defesa de uma mudança na base econômica do Distrito Federal. Celina afirmou que a capital precisa abrir mais espaço para áreas de maior valor agregado, como tecnologia, economia limpa, economia verde e bioinsumos, para crescer. “Nós precisamos mudar o eixo econômico do Distrito Federal. Essa cidade tem que buscar vocação financeira e econômica”, pontuou a governadora.
Secretaria de Governança Digital e Integração
A reestruturação da área responsável por tecnologia, inovação e serviços digitais faz parte desse processo de modernização da máquina pública. A nova Secretaria de Governança Digital e Integração foi criada e passou a concentrar ações ligadas à transformação digital, à integração de dados governamentais e aos serviços digitais ao cidadão.
“Estamos fazendo agora a unificação dos sistemas e eu tenho certeza de que teremos um Distrito Federal rapidamente modernizado, com eficiência e eficácia”, concluiu Celina Leão.





