Web Analytics
Início Brasil Governo propõe salário mínimo sem aumento real para 2024

Governo propõe salário mínimo sem aumento real para 2024

Valor estimado será de R$ 1.389 no próximo ano

O salário mínimo em 2024 será de R$ 1.389 e, por enquanto, não terá aumento acima da inflação. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, enviado nesta sexta-feira (14) ao Congresso Nacional.

O reajuste segue a projeção de 5,16% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.435 para o salário mínimo em 2025 e de R$ 1.481 para 2026. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior.

Nos últimos anos, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo. O governo petista está discutindo uma nova política de valorização real (acima da inflação) do salário mínimo, mas sem apresentar nenhuma garantia ou compromisso.

O governo alega que cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 368,5 milhões no orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo. A conta considera uma alta de R$ 374,8 bilhões nas despesas e ganhos de R$ 6,3 bilhões na arrecadação da Previdência Social.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano e da nova política de reajuste. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Neste ano, o salário mínimo está em R$ 1.320. Com o aumento previsto pelo governo para o próximo ano, chegará a R$ 1.389, ou seja, R$ 69 de aumento, o que desanima bastante o trabalhador, que vê o custo de vida disparar rapidamente e seu poder de compra diminuir de maneira vertiginosa.

*Com informações da Agência Brasil

padişahbetcanlı maç izlegrandpashabet9037yasal bahis sitelerionline kumar sitelerionline kumar sitelerigranpashabet güncel girişgrandpashabet girişgrandpashabet girişGrandPashabetgrandpashabetgüvenilir casino siteleribahis sitelerijojobetjojobet girişjojobetjojobet girişGrandpashabetGrandpashabetkumar sitelerigüvenilir bahis sitelerikahraman haberjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişjojobetjojobet girişgiftcardmall/mygift