Houve acordo entre os parlamentares para a aprovação de uma emenda
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10), em Brasília, uma emenda que troca a cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ) por uma suspensão de seis meses. A mudança foi votada após dois dias de tensão no plenário.
A decisão ocorre um dia depois de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa, anunciar que levaria adiante o processo de cassação do parlamentar. O caso envolve a acusação de que Glauber teria empurrado e chutado um integrante do MBL durante um protesto no Congresso no ano passado.
A pressão política ganhou força depois que artistas divulgaram vídeos com o lema “Glauber fica”. Atores como Cláudia Abreu, Paulo Betti, Eduardo Moscovis e Marco Nanini criticaram o avanço do processo e reforçaram a campanha nas redes sociais.
Na terça (9), Glauber ocupou a cadeira da Presidência em protesto e foi retirado à força pela Polícia Legislativa. A deputada Sâmia Bomfim, sua esposa, e outros parlamentares da esquerda tentaram impedir a ação, o que levou ao fechamento do acesso ao plenário.
Com a emenda aprovada, o deputado mantém o mandato, mas ficará afastado de suas funções por seis meses. A suspensão ainda será formalizada pela Mesa Diretora.
Siga-nos nas nossas redes!






