Andrei Rodrigues coordenou a equipe de segurança de Lula durante a campanha eleitoral.
Em 2022 o nome de Rodrigues foi anunciado como chefe da PF, por Flávio Dino, em coletiva de imprensa ao lado de Lula da Silva (PT).
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, criticou, nesta segunda-feira (26/5), a proposta de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) como uma organização terrorista.
A fala do diretor da PF acontece após o governo de Donald Trump ter dito, no início deste mês, que estuda classificar o PCC e o Comando Vermelho (CV) como “organizações terroristas”.
A gestão Lula, contudo, se manifestou de forma contrária a essa tipificação.
Os Estados Unidos pretendem asfixiar economicamente as facções. Isso porque qualquer pessoa ou empresa que tenha relação com essas quadrilhas passaria a sofrer bloqueio financeiro
A declaração de Andrei foi feita durante o Seminário de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), que acontece em São Paulo.
Para Andrei, “tecnicamente” e, segundo a legislação brasileira, o PCC deve ser considerado uma organização criminosa.