“Brasília é considerada por muitos um dos melhores lugares para praticar a modalidade. Este é um lado da cidade que poucos conhecem. Apesar de plana, a cidade tem muitas correntes e térmicas que favorecem a prática”, explicou o secretário do Esporte, Célio René, no Parque Asa-Delta, onde aconteceu o evento.
A ocasião também marcou o lançamento de uma nova modalidade esportiva na capital. O método boat towing, em que a pessoa que está na asa-delta é rebocada por uma lancha até um certo momento. A aventura existe em Brasília desde 2010 para alunos e agora foi aberta a todos os interessados em um voo experimental.
“Não é qualquer cidade que pode ter um atrativo como esse. É um modo seguro e diferente de curtir o Lago Paranoá, para turistas e brasilienses”, disse o secretário do Turismo, Luiz Otávio Neves.
O Campeonato Brasileiro e Internacional de Brasília de Voo Livre é realizado anualmente em Brasília. Os pilotos largarão do Vale do Paranã (GO) a partir das 12h de cada dia, pousando na Esplanada dos Ministérios por volta das 15h. Nesta edição, 60 competidores nacionais e 20 internacionais estão inscritos.
“É uma competição de alto nível. Brasília é comparada ao Havaí em termos de condições de voo, por ter térmicas grandes e fortes”, explicou o presidente da Associação de Voo Livre e organizador da etapa de Brasília, Ricardo Ortega.
fonte: agencia Brasília